Escolha uma Página

Você sabe como montar uma bicicleta? Afinal de contas, mais que um instrumento de lazer, a bike deve ser devidamente estruturada para agregar conforto, performance, estabilidade e segurança aos seus passeios.

E isso vem ao custo de um trabalho dedicado e atento para ajustar, apertar e personalizar cada componente de acordo com os seus objetivos e necessidades. Algo ainda mais desafiador para quem gosta de desenvolvê-la peça por peça.

É com esse pensamento em foco que pensamos neste post. Ao longo dos próximos tópicos vamos explorar tudo o que você precisa para entender, definitivamente, como montar uma bicicleta. Boa leitura!

Por que aprender como montar uma bicicleta que vem na caixa?

Existem motivos diversos que motivam as pessoas a fazerem isso em vez de saírem das lojas especializadas com a sua bike pronta para uso. Entre os principais:

  • preço mais acessível, já que o trabalho de montá-la é de sua responsabilidade;
  • personalização para tê-la do jeitinho que você precisa;
  • aprendizado contínuo sobre o seu meio de transporte;
  • diversão — porque saber como montar uma bicicleta é, sim, uma atividade prazerosa e muito divertida.

Sem falar no orgulho de fazer, com as próprias mãos, todo o processo de desenvolvimento da sua futura bike. Do jeitinho que você pensou.

Acontece que esses motivos logo esbarram naquilo que mencionamos na abertura do artigo: saber como montar uma bicicleta que vem na caixa tem os seus desafios — e eles impactam diretamente na sua segurança e das pessoas ao redor, seja nas trilhas ou nas vias urbanas.

Para tanto, reunimos a seguir algumas considerações pontuais sobre as etapas sobre como montar uma bicicleta. E você pode conferi-las logo abaixo!

Como montar uma bicicleta?

Inspire-se em nossas sugestões, e aprenda gradualmente como transformar a sua bike no meio de transporte dos seus sonhos — e montada com as suas próprias mãos:

  • tenha, ao menos, ferramentas básicas para a manutenção de bicicletas, como um jogo de chaves Allen, chaves de boca, bomba de ar, torquímetro e um alicate, entre outras;
  • atenção à instalação dos pedais, pois cada um gira para um lado diferente;
  • ao fazer o ajuste pontual do canote e do selim, leve em consideração a sua postura ao pedalar. Por isso, deixe tais personalizações para o final;
  • os apertos dos parafusos até parecem detalhes, mas fazem toda a diferença para uma performance segura e estável. Use ferramentas adequadas para isso e mantenha-os firmes;
  • atenção redobrada para alinhar a corrente da bicicleta na gancheira. Isso influencia, inclusive, no bom funcionamento do câmbio da bike;
  • ao aprender como montar uma bicicleta você vai perceber que, na maioria dos casos, a regulagem vai ser uma atividade fundamental. Isso porque eles podem vir desregulados, de fábrica, e cabe a você identificar o melhor padrão para os seus objetivos;
  • evite forçar os componentes — como o braço de pedivela, que pode ficar inutilizável a partir do desalinhamento de uma rosca do pedal. Em caso de dúvidas, tenha sempre alguém com experiência em como montar uma bicicleta.

Por fim, vale se atentar a uma dica um tanto óbvia, mas que a ansiedade e o desejo em fazer as coisas por conta própria podem nublar o raciocínio: o manual da bike.

Tenha-o por perto e siga as etapas de montagem para que não ocorram imprevistos durante e após a realização do procedimento. Com o tempo, você vai assumir as rédeas e saber como montar uma bicicleta sem um guia.

Especialmente, quando fizer as personalizações em sua bike. Mas, durante as primeiras tentativas, siga as orientações para evitar qualquer imprevisto.

Quer saber um pouco mais sobre os motivos que fazem as pessoas aprenderem como montar uma bicicleta e interessar-se por personalizações? É só dar uma conferida no nosso catálogo de produtos e se encantar com as possibilidades!